10º Levantamento de grãos da safra 2016/17 | Conab

por | 21 jul 2018 | Mercado, Notícias | 0 Comentários

Divulgado no último dia 11, o 10º levantamento de grãos da safra 2016/17 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), traz uma estimativa de que 60,6 milhões de hectares sejam cultivados com grãos. Uma variação de 0,2% em relação ao levantamento divulgado em junho de 2017 e um aumento de 2,1 milhões de hectares de área plantada, comparado à última safra (2015/16).

Algodão

Em relação à produtividade no campo, o algodão tem sido favorecido por boas condições climáticas em todas as regiões produtoras. A estimativa de produtividade atual é de 1.580 kg/ha de pluma, sendo a segunda melhor produtividade média alcançada, de acordo com o histórico de levantamentos realizado pelo Conab.

Arroz

Para o arroz, com a colheita próxima do término, a previsão é que a média se situe em 6.230 kg/ha, a maior da série histórica e 13% superior à, até então, melhor produtividade já alcançada de 5.422 kg/ha, que ocorreu na safra 2014/15.

Feijão

O feijão segunda safra mantém a estimativa de ter uma boa safra em termos de produtividade. A colheita na fase final confirmou que as regiões produtoras mantêm uma boa produtividade, com exceção da região Sul, onde o excesso de chuva no momento da colheita acabou por reduzir a produtividade média da cultura.

Milho

A quebra de produtividade de milho segunda safra no ano passado levou muitos estados a investir nesta cultura na primeira safra, tanto com aumento de área como com melhores tratos culturais. Com esse investimento, aliado às boas condições climáticas durante a primeira safra, a cultura apresentou bons resultados, sendo a melhor produtividade média registrada no país (5.497 kg/ha).

Já em relação a segunda safra, as condições climáticas também vêm favorecendo a cultura. Com o início da colheita, a estimativa de produtividade (5.533 kg/ha) permanece como a segunda melhor da série histórica.

Soja

Com a colheita quase finalizada, faltando apenas a região Norte, o calendário diferenciado e o bom desenvolvimento da cultura, ao longo de todo o ciclo, resultou em produtividade média bem superior à observada na última safra. A estimativa permanece em 3.362 kg/ha.

A semeadura do trigo está sendo finalizada na região Sul e as produtividades permanecem estimadas abaixo da safra anterior, a qual foi recorde devido às condições climáticas favoráveis ao longo de todo o ciclo.

Ficou interessado? Quer saber mais?