Conheça nossa Fábrica - Ourofino Agrociência

Projeto


Localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a nossa fábrica está construída em uma área de cerca de 40 mil m² e possui capacidade de produção de mais de 120 milhões de litros/quilos ao ano. Estamos sediados em um distrito industrial considerado um “cinturão químico”, que permite apenas a existência de residências em um raio de 25 quilômetros do município, mitigando, dessa forma, os riscos associados à operação. A região é ainda porta de acesso ao Cerrado Brasileiro, onde hoje ocorre a expansão da agricultura brasileira. Nessa área, também funciona um porto seco, que proporciona facilidades para serviços aduaneiros. Com equipamentos modernos, o projeto foi concebido dentro dos padrões “World Class Manufacturing” e nos possibilita a obtenção de produtos em escala comercial com perfeita similaridade aos obtidos e testados em laboratório. Seu plano diretor também foi constituído de forma a permitir ampliações e implementações de novas tecnologias com baixo impacto na rotina de trabalho. Exemplo disso é a expansão realizada em 2017 com a Planta de Grânulos Dispersíveis para herbicidas, uma obra realizada sem que o trabalho diário fosse prejudicado.

Diferenciais competitivos

Buscamos manter investimentos para o desenvolvimento e aprimoramento de nossa estrutura, afinal, enxergamos na agricultura o futuro do Brasil. Nesta linha, contamos com uma planta industrial composta por duas fábricas independentes, sendo uma para a produção de herbicidas e outra destinada a fungicidas, inseticidas, espalhantes adesivos e óleo mineral, o que evita riscos de contaminação cruzada. O processo de produção é altamente automatizado, focado em segurança do trabalho, qualidade dos processos, saúde dos funcionários e cuidado com o meio ambiente. Entre 2015 e 2016, foram aplicados, aproximadamente, R$ 43 milhões na fábrica visando aumento das operações e da capacidade de produção. Uma das áreas que recebeu investimento foi a Unidade de Formulação Destinada à Suspensão Concentrada, que ampliou a capacidade de 40 mil litros/dia para 100 mil litros/dia com o objetivo de atender a demanda interna e incrementar a capacidade produtiva da empresa e de terceiros. Já em 2017, nossos esforços foram para a Planta de Grânulos Dispersíveis para Herbicidas. A tecnologia aplicada é a mais moderna e eficiente no mercado de defensivos agrícolas e proporciona ganhos no processo de formulação e na redução da exposição operacional na manipulação do produto, bem como visa a não poluição do meio ambiente. Outro investimento foi o aumento da capacidade de geração de energia. Com emprego de R$ 2 milhões, os novos geradores têm capacidade de produzir 2.000 KW, garantindo força em horários de pico e operação da fábrica durante a falta de suprimento.

Inovação

Para construir um futuro sólido dentro do mercado de defensivos agrícolas e receber os novos produtos com organização da demanda, contamos com equipamentos de última geração em nossos laboratórios e com uma equipe capacitada para desenvolver formulações inovadoras e adaptadas a agricultura do país. Atuamos, ainda, fortemente no controle de qualidade para garantir que nossos produtos saiam da fábrica com as características projetadas.

Conquistas

Devido ao grau de exigências do mercado de defensivos, faz-se necessário um controle constante e eficiente que englobe todos os requisitos legais, de boas práticas e exigidos por nossos clientes, fornecedores, parceiros, governo e seus órgãos e demais partes interessadas. Para organizar todos os requisitos e necessidades de mercado, possuímos um sistema de gestão integrada (SGI) que engloba os aspectos de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente. O SGI formaliza por meio de procedimental específico todas as práticas de nossa empresa e direciona os processos de forma a mitigar os riscos envolvidos na operação como um todo. Tantos cuidados, estudos e responsabilidade com a agricultura brasileira nos trazem importantes certificações em práticas de fabricação (ISO 9001), gestão ambiental (ISO 14001) e gestão de saúde e segurança do trabalho (OHSAS 18001).  

LOCALIZAÇÃO

Distrito químico-industrial em Uberaba, Estado de Minas Gerais.

DIMENSÕES

  • Terreno próprio de 314 mil m²;
  • Mais de 30 mil m² de área construída e 37 mil m² de área pavimentada;
  • Capacidade operacional instalada de mais de 120 milhões de litros/ano de defensivos agrícolas;
  • O distrito industrial é considerado um “cinturão químico”, por não permitir a existência de residências em um raio de 25 quilômetros do município, mitigando, dessa forma, os riscos associados à operação.

ESTRUTURA

Projeto concebido dentro dos padrões de World Class Manufacturing, garantido processos bem definidos em segurança do trabalho, qualidade dos processos, saúde dos funcionários e cuidados com o meio ambiente.
  • Fluxo de materiais em único sentido.
  • Portões de acesso de veículos com intertravamento.
  • Desnível entre áreas, evitando o retorno em caso de vazamento.
  • Fábricas independentes, sendo uma para a produção de herbicidas e outra destinada a fungicidas, inseticidas, espalhantes adesivos e óleo mineral.
  • Linha de envase robotizada, fazendo com que o operador não tenha contato com o produto, apenas com a embalagem externa do mesmo.
  • Controle de acesso de pessoal.
  • Monitoramento eletrônico do site.
  • Uso de uniformes de cores distintas entre as plantas.
  • Recebimento de amostras de qualidade separadas e sem retorno para produção.
  • Processos de descontaminação de equipe rígido.
  • Área de tancagem dedicada.
Bitnami